
Foto: Mariana Murakami
A Rede Brasileira de Epífitas (EpiBr) reúne pesquisadoras e pesquisadores interessados em ampliar o conhecimento sobre epífitas, promovendo colaborações, encontros científicos e a divulgação de estudos para fortalecer essa área e atrair novos talentos.

Foto: Mariana Murakami
O que são epífitas?
-
São plantas (e liquens!) que crescem sobre outras plantas, como árvores, usando-as apenas como suporte
-
Sem extrair nutrientes diretamente do hospedeiro
-
Sem parasitá-lo
-
E sem ter contato com o solo
Principais grupos de epífitas
Epífitas são encontradas em diferentes grupos biológicos e apresentam uma notável diversidade de formas e adaptações à vida no dossel.
Veja abaixo os principais grupos de epífitas:



Briófitas
Musgos e hepáticas são epífitas comuns em florestas úmidas, onde contribuem para o equilíbrio hídrico e a retenção de nutrientes no dossel.
Bromeliaceae
Muitas bromélias epífitas formam tanques de água entre suas folhas, criando micro-habitats essenciais para a fauna arbórea em florestas neotropicais.
Liquens
Crescem sobre cascas e galhos, e são importantes indicadores ambientais. Muitas espécies de liquens ocorrem como epífitas em diferentes formações florestais.
_edit.jpg)
Orchidaceae
Com milhares de espécies epífitas, as orquídeas se destacam pela diversidade e pelas adaptações especializadas à vida sobre árvores.
.jpg)
Polypodiaceae
Samambaias epífitas são comuns em várias famílias, mas a Polypodiaceae é a mais representativa nas florestas brasileiras.
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossas atualizações.

Foto: Ana Cruz

